Não consigo não dividir porque a mão sempre gela na hora do score e o coração dispara… não tem como segurar!

Pontuando mais alto no quesito comportamento 😮 (o calo e o caos em alguns dias), nos demais quesitos dando show… \o/

ATEC 21 – hoje (aos 9 anos)

Tudo “culpa” de Jesus que intercede por nós, no mais, sou eu nadando num mar tão profundo que em 7 anos de tempestades e bonanças nunca pus os pés no chão! Cada coisa que fiz foi uma gota no oceano, eu sei, mas são gotas poderosas de amor e esperança. Ainda não vejo a terra firme com os olhos carnais, mas pelos olhos da fé enxergo aquele verdinho… ainda tem MUITO mar até chegar à praia. Não cansei; eu digo que cansei, mas não cansei. 🙂 Não cansei de nadar 3 braçadas pra frente e ser jogada pelas ondas 2 braçadas pra trás (porque É assim!).

Hoje também (finalmente) fiz um apanhado de tudo o que descrevia a Passarinha aos 2 anos de idade (pico da regressão) e resolvi simular como teria sido o ATEC dela nessa fase, já que quando fiz o primeiro ATEC ela já estava com 2 anos e 8 meses e em tratamento biomédico e sensorial com score 86. O score dela aos 2 anos era nada menos que 132! (eu tinha medo de fazer esse ATEC “retroativo”) 😦

132 – 21 = 111 PONTOS PERDIDOS! \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Agora preciso acrescentar uma coisa a esse post porque a patrulha da chatisse vai me julgar de cara e diminuir a importância da avaliação;

Eu NÃO me baseio apenas em ATEC, uso outras avaliações e MUITAS vezes não uso NENHUMA, uso o OLHO na maioria das vezes porque essa avaliação pode ser boa como for, mas ela não consegue detectar as nuances e as transições! O ATEC é um lance que oscila, gente! O da Stella ainda oscila por causa dos altos e baixos do comportamento e do humor. Por isso sou muito rígida em marcar as colunas de comportamento; A fala aqui NÃO é a fala da idade, foi a coisa que mais demorou a vir e veio com mais eficiência depois dos 5 anos e meio e muito lentamente chegou onde está hoje. A maior “arrancada” da fala foi há 3 meses atrás com a dieta do Sabrá porque acabou refluxo e desinflamou “as coisa tudo” 😀 e a Emília aqui tomou a pílula do Dr Caramujo! Mas, ainda é cedo, pois tem MUITO que melhorar, ela não dialoga ainda, ainda gagueja em alguns momentos e ainda liga frases com “jiber jabber”, o famoso encher linguiça! 🙂
O nosso ponto forte aqui é o COGNITIVO que é muito pauleira de bom de ótimo de excelente :D, e o sensorial que está indo muito bem obrigado, mas ainda oscila. Não usamos nada milagroso, não houve nenhum super pulo do gato que não passasse pela “escolinha de base do tratamento” – ALIMENTAÇÃO/DIETA CORRETA PARA ELA!

E por que fiz esse post? Para incentivar todos vcs a acreditarem e prosseguirem. Não tem essa de “janela de desenvolvimento”, o autismo escancara qualquer janela! Tem que correr atrás do prejuízo porque eles podem e eles querem melhorar. Vencer o atraso de desenvolvimento é uma tarefa árdua e diária. Muito se planta e pouco se colhe a curto prazo! Porque a criança tem 5, 6, 7 anos não significa que passou da idade de recuperar, isso NÃO EXISTE! Bora, bora…NADEM, NADEM! Não importa onde vão chegar em termos de score, importa a qualidade de vida que vem junto com essa jornada!

Eternamente grata aos profissionais que realmente visaram o bem da minha Stella e acreditaram e acreditam nela (esses sabem quem são). À minha família; gratidão sem limites, pais, avós, tias… todos eles vestem tanto a nossa camisa que não poderia pedir a Deus família mais engajada e “oradeira”! 🙂 AINDA TEM CAMINHO – NÃO É DISCURSO DE OSCAR, OK?! kkkkkk Minhas amigas de jornada…a gente se entende e se ergue! Obrigada sempre!

AINDA é MUITO difícil. AINDA dói muito. AINDA dá muito trabalho e demanda o corpo, a alma e até a aura…mas chegamos em 21, meu povo!!!! E eu faço ATEC poque tenho uma ligação AFETIVA com essa avaliação, foi a primeira que conheci depois do PEP-R e eu amei o fato de poder fazer uma avaliação global da minha filha sem depender de profissionais caríssimos. É uma avaliação enxuta e certeira, mas que NECESSITA QUE ESCREVAMOS A INDIVIDUALIDADE DOS NOSSOS FILHOS NAS ENTRELINHAS DAQUELAS COLUNAS! Nossos filhos não são um score! A beleza está na alegria de cada conquista!

21, senhoras e senhores! 21! Quem se alegra comigo?

12347737_495145070656341_1434497260461409723_n

Link para ATEC: http://www.surveygizmo.com/s3/1329619/Autism-Treatment-Evaluation-Checklist-revised

 

Advertisements

About Evellyn Diniz

Hoje eu sou super mãe! Me formando todos os dias nas áreas de saúde e educação. Mas antes de adquirir super poderes fui muitas coisas e ainda sou! Vendedora, professora de inglês, apresentadora de TV, editora de imagens, cantora de banda de rock e fiz faculdade de jornalismo... Atualmente sou mãe e esposa em tempo integral e cuido da casa nas horas vagas! Minhas 3 filhas são minha continuação e minha continuidade. A caçula chama-se Stella Bertille que significa estrela brilhante. Ela veio ao mundo para mudar o mundo para mim, ela veio ao mundo para brilhar! Stella está vencendo o AUTISMO. Este blog é por ela. Destina-se a ajudar pais e mães a entenderem que o PODER de fazer nossos filhos atingirem a plenitude pertence aos pais. Aqui compartilho videos, fotos, matérias, experiências e pensamentos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Coloque a sua capa e sua roupa de herói que os desafios aqui não são de faz-de-conta!

9 responses »

  1. keila_cristina@hotmail.com diz:

    Enviado pelo Outlook para Android

    De: poder dos pais

    Enviado: sábado, 16 de janeiro 21:03

    Assunto: [Novo artigo] ATEC 21!

    Para: Igreja Presbiteriana Independente Ourinh

    WordPress.com Evellyn Diniz posted: “Não consigo não dividir porque a mão sempre gela na hora do score e o coração dispara… não tem como segurar! Pontuando mais alto no quesito comportamento 😮 (o calo e o caos em alguns dias), nos demais quesitos dando show… \o/ ATEC 21 – hoje (aos 9 “

  2. Deyse diz:

    Eu me alegro com você! Amém!

  3. Angella diz:

    Linda história!!!!! Como sempre emociante q em 2016 a passarinha voe cada vez mais alto

  4. Que maravilha Evellyn! Eu nunca avaliei pelo Atec e não tenho idéia do que seja esse progresso em termos de número, mas pelo seu relato consigo dimensionar pois é muito a minha realidade por aqui. Só imagino o quanto é árdua a tua batalha! Parabéns! A você e a todos que investem tempo, determinação, paciência, energia, conhecimento e por aí vai. Mas a maior merecedora de cumprimentos é sua estrelinha linda, sua passarinha, ela deve fazer o maior de todos os esforços! Ainda vou te ver brilhar muito estrelinha e alçar vôos incríveis!

  5. Paula Anjos diz:

    Parabéns, Evellyn! Obrigada por mais esse maravilho relato que nos enche de esperança e nos renova as forças para continuar.
    Beijo grande para vc e sua família!

  6. Aline Silva diz:

    Você coloca mais ânimo pra nossa caminhada. Obrigada por compartilhar e parabéns pela sua luta…tamo junta!!!

  7. Danielle diz:

    Evellyn querida, vc descreveu os meus pensamentos! Parabéns!! Virei sua fã!!

  8. Agp diz:

    Em que Cidade Vc faz o tratamento biomédico? Quem sao os profissionais? Quanto custa? já ouvi falar mas não sei onde tem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s