Aí eu vou receber e assinar os relatórios escolares da vivência de Stella em uma turminha regular do primeiro ano. DEI MUITA RISADA! Mas era pra chorar? Vejamos:

-De vez em quando entra em baixo da mesa e fica lá abrigadinha…
-Deita no chão entediada…foge da roda!
-Faz origamis perfeitos com o papel da lição…sem fazer a lição antes!
-Desenha bonecos de neve, castelos e espantalhos onde deveria escrever…

Mas que proveito isso tem?

Está cheia de amiguinhas…principalmente uma que gosta muito dela!
Ontem a professora encheu os olhos de lágrimas, pois na hora do recreio Stella queria ficar na biblioteca e a professora disse que ela não podia, tinha que ir brincar, e ela corre para as amiguinhas… “-Vamos brincar meninas?”
HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!! 🙂

Além do mais…quando chega na sala especial a professora, que é excelente, maravilhosa, revisa o conteúdo visto na sala regular onde ela estava deitada no chão ou fazendo barquinho de papel e ela capta o conteúdo, às vezes já até sabe o conteúdo!! 🙂
A professora da turminha regular também é um doce!

Qual é o ganho? Social! Linguagem verbal! 🙂
É o que eu quero agora!
Massss…Quero que ela fique sentada e preste atenção? SIM.
Quero que ela demonstre o conhecimento dela respondendo de acordo na hora em que é requisitada para tal? SIM.
Contudo, ela não tem acompanhante especializado na sala regular para fazer mediação ou adaptação curricular, né #GDF #COEDIN??? :/
No momento meu bolso não mostra sinais de que aguenta pagar mais ABA (eita troço caro do caramba!) que é o que ela está precisando agora a meu ver, então faço a minha capenguinha em casa mesmo…

Nesse meio tempo confirmo tudo o que venho lendo ao longo desses 5 anos sobre #autismo. A mente funciona de uma forma espetacularmente diferente. Eles sabem muito e externam muito pouco. (Ela se entedia numa tarefa de números de dois algarismos, mas é capaz de contar até 100…até em ordem descrescente e escrever os números todos!!!)

Mentes diferentes! Como acessá-las? Quem quer acessá-las e descortiná-las?
Todos eles têm tanta inteligência afogada nas comorbidades e muitas vezes na descrença e despreparo desse sistema educacional que construímos quadradinho e limitado.

O autismo nos tira da zona de conforto todos os dias!

Deus me dê a graça de um dia vê-la rir de tudo isso e me confessar… “mãe, era porque eu estava mesmo de saco cheio!”

Só por hoje…quero saber o que ela PODE fazer. E esquecer o que ela ainda NÃO pode! :p Afinal, todos somos assim, não? Faço isso e não sei fazer aquilo. E cada um tem seu tempo também. O tempo de provar o que ela sabe, só Deus sabe quando será…eu espero!

Imagem

Anúncios

About Evellyn Diniz

Hoje eu sou super mãe! Me formando todos os dias nas áreas de saúde e educação. Mas antes de adquirir super poderes fui muitas coisas e ainda sou! Vendedora, professora de inglês, apresentadora de TV, editora de imagens, cantora de banda de rock e fiz faculdade de jornalismo... Atualmente sou mãe e esposa em tempo integral e cuido da casa nas horas vagas! Minhas 3 filhas são minha continuação e minha continuidade. A caçula chama-se Stella Bertille que significa estrela brilhante. Ela veio ao mundo para mudar o mundo para mim, ela veio ao mundo para brilhar! Stella está vencendo o AUTISMO. Este blog é por ela. Destina-se a ajudar pais e mães a entenderem que o PODER de fazer nossos filhos atingirem a plenitude pertence aos pais. Aqui compartilho videos, fotos, matérias, experiências e pensamentos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Coloque a sua capa e sua roupa de herói que os desafios aqui não são de faz-de-conta!

2 responses »

  1. Jonatah Cattaneo diz:

    Fantástico, suas palavras me tiram de uma cubículo e me levam a um salão que não sei por onde começar… Muitos labirintos se encontram neste lugar, tenho medo de me perder, mas tenho certeza de que preso não irei ficar, pois ele irá me mostrar a saída.

    Obrigado.

    Jonatah Cattaneo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s