Se me pedissem para descrever o autismo em movimentos diria que é um sobe e desce! Uma montanha-russa! Altos e baixos o definem. 

Todos os dias são únicos. Todos os ganhos são grandes. Não há detalhe que não comova. Nenhum verão passa sem uma tempestade, ou várias delas!

Vivi uma fase difícil com a minha filha há algumas semanas atrás. Frio na barriga…a sensação mais evidente quando a descida da montanha-russa começa! Não houve perdas, retrocessos, mas foi um tempo de muita agitação, distanciamento, poucos sorrisos, forte comportamento opositivo. Alguém já viu esse filme? Pois é…

Durante as fases difíceis, como todas as mães, eu fico arrasada. Minha testa franze, meu corpo adoece, minha casa vira uma bagunça, minha agenda fica em branco. Eu sou só raciocínio, só leitura, só estudo. Investigo como um cão de faro apurado! Observo cada gesto da minha pequena. Se ela espirra na sala e eu estou na garagem, eu sei, eu ouço, eu suspiro. Analiso o olhar, o andar, o brincar. Onde se perdeu? O que dói? O que posso fazer? Que gritos são  esses, que fúria é essa?

Em meio a essa toada eu tenho que lembrar de existir em outros universos paralelos. Tenho que lembrar de respirar. Tenho que desejar o arco-íris. Lembrar que a tempestade vai passar.

Estou certa de que tive a sorte de entender desde o princípio da caminhada que o autismo é uma condição médica. O cérebro está estruturado diferente do “típico”, os genes se expressam “gentilmente” embaralhando o quebra-cabeça!!! Sei que particularidades biológicas podem estar “segurando” as respostas em meio às crises. São tantas as engrenagens (suspiro)! :/ 

Vou encontrando consolo na certeza da plasticidade, na esperança na nutrição, na ousadia nos estímulos. Sim, tenho que desejar o arco-íris! 

Passada a tempestade as coisas começaram a clarear. Em pleno período de férias reencontro o sorriso, a criatividade e as cores da menina que antes trovejava! Ela começa a pintar os arco-íris pela casa, literalmente! Como quem me avisa: Ok, passou! É arco-íris na parede, nos papéis, no espelho! O que ela quer me dizer?

Imagem

Idas ao clube, ao parque, à quadra de esportes, ao supermercado, tudo um sucesso!
Ela “volta” de uma tempestuosa fase com mais vontade de falar, mais sapeca, mais levada, mais atenta. Ela volta para o controle dela mesma e assim ela volta pra mim! Tão radiante, tão pronta para o que ainda virá! Tão ela, tal qual veio ao mundo, feliz! Patinou, jogou basquete com coleguinhas desconhecidos na quadra, nos presenteou com suas traquinagens em casa! Tem arco-iris até na porta do guarda-roupa! Feito em questão de 1 ou 2 minutos de descuido, com capricho…um olho no desenho e outro na porta a fim de capturar o momento certo de sair correndo e gritando: “Essa não! Essa não…é a mamãe!”

Imagem

Ok, a tempestade se foi! Vislumbro uma continuação mais calma da jornada. Nem por isso minha vida ficou mais simples, au contraire!! Tenho que me esbaldar na bonança com responsabilidade! A luta continua, na força e na fé, como eu costumo dizer.

Desanuviou! Gosto do sabor de recomeçar… reestruturando, respeitando e sempre admirando a riqueza da diferença. Fito os novos horizontes que essa estrada me permite enxergar.

As férias que eu achava que seriam de surtar foram as férias das viradas de páginas.  Eu amo passar essas páginas, viver novas fases!

Descabelada, unhas por fazer, leituras atrasadas! O carro cheio de areia, de brinquedos e outras coisas absurdas que o aspirador de pó vai ter que engolir. Quem nunca?

Mas sabe, em meio ao “caos” das férias escolares, algo mudou na cabecinha daquela menina levada. E como mudou! 

———————————————————————————————————————————————-

Desejo a todos que estão lendo este post um lindo arco-íris após cada tempestade. Desejo a todos a bonança e o sorriso farto de seus meninos e meninas sapecas. Sem limite de idade. Sem limite de felicidade. Sem limites!

Agradeço a Deus que, em tudo, sabe o que faz. O arco-íris é mais que um fenômeno luminoso da natureza, posto que é a lembrança de uma promessa! Obrigada também aos familiares e amigos que me sustentam desde o início nessa caminhada, com conselhos, múltiplas formas de colaboração e orações. Esse arco-íris é pra vocês!

Imagem

 

About Evellyn Diniz

Hoje eu sou super mãe! Me formando todos os dias nas áreas de saúde e educação. Mas antes de adquirir super poderes fui muitas coisas e ainda sou! Vendedora, professora de inglês, apresentadora de TV, editora de imagens, cantora de banda de rock e fiz faculdade de jornalismo... Atualmente sou mãe e esposa em tempo integral e cuido da casa nas horas vagas! Minhas 3 filhas são minha continuação e minha continuidade. A caçula chama-se Stella Bertille que significa estrela brilhante. Ela veio ao mundo para mudar o mundo para mim, ela veio ao mundo para brilhar! Stella está vencendo o AUTISMO. Este blog é por ela. Destina-se a ajudar pais e mães a entenderem que o PODER de fazer nossos filhos atingirem a plenitude pertence aos pais. Aqui compartilho videos, fotos, matérias, experiências e pensamentos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Coloque a sua capa e sua roupa de herói que os desafios aqui não são de faz-de-conta!

8 responses »

  1. E-MO-CI-O-NAN-TE !!!!! Da sua parte por entender que a bonança veio após a tempestade ( e ela é maravilhosa), e da da Stella que literalmente mostrou o arco íris que coloriu o céu após a passagem das nuvens negras! o Otávio ultimamente está tão estabilizado que fico pensando quando virá a minha próxima tempestade.
    Mas Evellyn, eu sugiro que vc marque num calendário esses dias ruins, para ver se eles são cíclicos, e também se junto teve algo diferente ( quebra de rotina,comida, filmes, visitas etc..), já vi muitas meninas autistas em puberdade precoce, que já demonstravam sinais de TPM!

  2. Daniela diz:

    Lindo texto!!! Me vi como vc. Esperando por arco-íris diários, crendo sempre. Parabéns pela sua filhinha tão linda e cheia de expectativas. Fiquem com Deus e q venham muitos e muitos arco-íris. Bj

  3. flavia alessandra diz:

    tambem estou percebendo porque vim ao mundo, e descobri que e para amar e ser amada.Meu filho esta me ensinando dia a dia a beleza e as dificuldades desta trajetoria. Li seu depoimento e me emocionei…muita luza em sua vida

  4. dani diz:

    nossa ! estou completamente emocionada pois vc disse exatamente palavras que gostaria de dizer mas estavam presa em minha garganta,td que é novo nos assusta e essa tempestade me assustou um pouco mas DEUS NOS ENVIA ANJOS como vc e sua filha linda,,,para mostra que a tempestade vai passar …obrigada pelo texto,Tenho a pouquissimo tempo o diagnostico do meu filho samuel de dois anos que enviado por deus é meu anjinhu azul ,ainda estou muito assustad com tudo mas estou preparada para essa tempestade pois sei que vou ver um arco iris no final…..

  5. Vitoria diz:

    Ahhhhhhh Evellyn , nao tenho como nao emocionar. Todos seu textos sao lindos, tirados do fundo da alma . Vc. nao eh so super mae, vc. eh maravilhosa, escolhida por Deus… a dedo!!!!!! Que a nossa querida Stella tenha muitos arco-iris pra pintar na sua vida. Bjs

  6. KÁTIA FIALHO diz:

    Querida, descobri seu blog há alguns dias. Obrigada pelos seus textos, vídeos, informações, emoções…
    Já chorei muitas vezes lendo suas ´aventuras´. Já vi muitas coisas importantes a pesquisar e até a aplicar com meu filhote de 3 anos.
    Obrigada! Continue!
    Bjs e que Deus as abençoe sempre! Kátia.

Deixe uma Resposta

